alguns trabalhos - some works - quelques travaux








Direção, fotografia e montagem de Edson Audi - França 2014


Buscando suas pegadas, caminhando na areia do tempo, olhar, reecontro... suas anotações me inspiram: "O Monte Saint-Michel é para a França o que a Grande Pirâmide é para o Egito", escreveu Victor Hugo a sua filha Adèle, "Estive ontem no Monte Saint-Michel. Aqui, seria necessário amontoar os superlativos de admiração, como os homens amontoaram os edifícios sobre os rochedos e como a natureza amontoou os rochedos sob os edifícios".
No Caderno, a poesia se mistura ao olhar e "A viagem não acaba nunca. Só os viajantes acabam. E mesmo estes podem prolongar-se em memória, em lembrança, em narrativa. (...) É preciso ver o que não foi visto, ver outra vez o que se viu já, ver na primavera o que se vira no verão, ver de dia o que se viu de noite, com o sol onde primeiramente a chuva caía, ver a seara verde, o fruto maduro, a pedra que mudou de lugar, a sombra que aqui não estava. É preciso voltar aos passos que foram dados, para repetir e para traçar caminhos novos ao lado deles. É preciso recomeçar a viagem. Sempre." José Saramago

Trilha de Kevin MacLeod (incompetech.com)
Direção, fotografia e montagem de Edson Audi - França 2014



Trailer Monte Saint-Michel




11curtas, 11 artistas, outubro aberto - PROCOa 2010

Projeto Circuito Outubro aberto surgiu de um movimento dos ateliês de artistas plásticos residentes em São Paulo para dar acesso ao processo de pesquisa, desenvolvimento e construção da produção artística como um todo, que teve como concepção e curadoria Risoleta Córdula. “O momento atual da arte é de plena dúvida. O Procoa uma proposta aberta de reconhecimento do conhecimento, não só contemporâneo, mas do atual movimento artístico. No agora “não existe mais o artista, o observador, o acadêmico e o mercado” (Anne Cauquelin, 2006), assim não existindo mais no formato tradicional (separadas), continuam autônomas existindo em um único espaço/tempo. “Vivemos objetivamente: o hibridismo." Olivio Guedes, pesquisador de artes plásticas, diretor cultural do Mube e integrante do conselho consultivo do Procoa.


- Trailer - http://youtu.be/HRtcRinTWDI

- Lucia Py no outubro aberto - http://youtu.be/IxRo6WOohiw







Lucia Py - A morada- 2012


Direção, fotografia e montagem de Edson Audi.
Músicas de Kevin MacLeod.
Realização atHelier - São Paulo - 2012

A morada é uma visita poética-livre-visual ao universo da artista plástica Lucia Py.

Artista experimental, Lúcia Py vive e trabalha em São Paulo. Preocupada com a necessidade do embasamento teórico. Atua em espaços institucionais, alternativos e urbanos com obras em grandes dimensões, usando o espaço como suporte, linguagem e/ou circunstância.
Desde 1966, atua no espaço urbano e nos principais museus do país com individuais, apropriações, interferências, instalações e cenas. Pesquisa o objeto multiplicado "o mesmo no outro", pela magia de ser único dentro da produção em massa. Procura o ponto perfeito na união de material bastardo com o nobre, a pesquisa do fascínio na dialética dos opostos.
Possui obras em vários acervos e museus, tais como: a Pinacoteca do Estado de São Paulo, MAM - Museu de Arte Moderna de São Paulo, Acervo do Palácio do Governo do Estado de São Paulo, Assembléia Legislativa do Estado de São Paulo, Acervo Yázigi, Espaço Cultural Sonilton Alves, Acervo Meta 29, Novosibirsky State Art Museum (Rússia), Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Estado de São Paulo (Brasil), National Center for Contemporary Art Moscou (Rússia), Museu Gráfico Contemporâneo - Anexo Academia de Arte Gráfico (San Petersburgo, Rússia).

Youtube- http://youtu.be/9W9mjU0OwN0








Retratos Brasileiros:






2008- Zé Celso, Vento Forte, 55'.00 - HD
direção Edson Audi

José Celso Martinez Corrêa, conhecido como Zé Celso (1937) é uma das figuras mais importantes do teatro brasileiro. Seu primeiro texto, Vento Forte para Papagaio Subir, de 1958, é autobiográfico e serve como ponto de partida para o Zé falar do Zé. José Celso continua sendo uma personalidade criativa e muito forte, aberto a ideias ousadas e sempre renovadas. Generoso, provocante e inventivo.

Só o Zé pode explicar o Zé. Este filme é a sintese de 5 anos da crônica Cantos Gerais com Zé Celso, que Edson Audi gravou semanalmente em São Paulo para o Canal Brasil da Globosat.









2005- Retratos de Glauber Rocha e Rogério Sganzerla. Produção, pós produção e finalização da artHelier. Direção de Paloma Rocha e Joel Pizzini. São Paulo







- 1982,Revecination, ficção - 10'.00 -16mm - Paris

Meu primeiro filme, feito na escola. Um homem velho, solitário, joga xadrez e dialoga com ele mesmo. Imagens fragmentadas de sua vida saem de suas lembranças.
 

- 1989,Sabor de Fantasia, ficção - 45'.00 

Telefilme Infantil aonde crianças passeiam em um mundo de fantasias aonde se encontram com fadas, duendes,.. este mundo que eles visitam corre perigo de desaparecer.  Este filme foi finalistas no Festival de Nova York de 1990 ao lado do Ra-Tim-Bum da TV Cultura.

Feito no Rio de Janeiro - Roteiro de Marcio Tavolari e Gui Tavares.

(Este filme se encontra no acervo da TV Manchete)
 

- 1990, Era uma vez…, ficção - 45'.00 - Rio de Janeiro

Filme musical aonde um menino abre portas que lhe permite visitar outros lugares e viver aventuras de tirar o folego... ele até se encontra com o Pequeno Principe em Paraty. Musicas de Victor Biglione, com Baby do Brasil (Consuelo) e roteiro de Katia D'Angelo. (Este filme se encontra no acervo da TV Manchete)



 





- 1995, Tia Eva, memória viva, documentário - 35'.00

 

- 1996,São João de Corumbá, documentário - 45'.00 - Corumbá, Pantanal do MS

 

- 1996, Siriri e Cururu, documentário - 15'.00 - Corumbá, Pantanal do MS

 

-1997/1998, Não costumo citar os filmes publicitários e institucionais que já realizei, mas a experiência que vem a seguir me foi muito especial. Após uma exposição de fotos, na França, fui convidado por Claude Sauvestre, proprietário da empresa francesa MGSA, para realizar pequenos filmes com uma visão pessoal, artística e diferenciada dos seus trabalhos nas montadoras: Renault, Peugeot, GM, Volvo, Opel, Volkswagen e Chrysler na Europa. Feito em Paris.






 Produção - Montagem e Finalização pela artHelier  



- 2003 - Extras do DVD Terra em Transe do Cineasta Glauber Rocha que teve pré-lançamento no Festival de Cannes de 2004. Direção Paloma Rocha e Joel Pizzini, Direção de Arte

Edson Audi. São Paulo



- 2003 - Montagem do Filme Depois do Transe de Paloma Rocha e Joel Pizzini, exibido no Festival de Cannes de 2004. Direção de Arte Edson Audi. São Paulo

- 2003 - Apoio e montagem do filme 500 almasde Joel Pizzini no Avid da atHelier. Premiado quatro vezes no Festival de Brasília em montagem, fotografia, trilha e som direto. São Paulo

- 2004 - Produção, fotografia, montagem, film look e finalização do premiado documentário Abry de Joel Pizzini. São Paulo

- 2003/2008 - Edição e finalização de filmes lançados em DVD pela Versatil Home Vídeo com Direção de Oceano Vieira de Melo: Eurípedes Barsanulfo, Chico Xavier, Divaldo Pereira Franco, entre outros. São Paulo

 

- 2009 - Extras para o  DVD Tom Zé, direção Charles Gavin. São Paulo








 

- 1999, documentário biográfico  Allan Kardec, o educador - 50'.00.
   Direção, fotografia e montagem de Edson Audi.

É uma viagem, pelas mesmas calçadas, respirando as mesmas esquinas, as mesmas janelas, dos vidros, dos livros, da biblioteca, da memória, memória de Rivail, de Kardec, de Lyon, de Yverdon, de Paris. Lançado com sucesso em 1999 em VHS pelo CELD. No ano de 2006 uma remontagem com acréscimos em DVD foi relançado pela Versátil. Legendado em 4 línguas, vendeu aos milhares e foi escolhido pelo público das locadoras do Brasil como finalista do prêmio "Ver vídeo" em 2007. Em 21/02/2012 tivemos a honra de abrir o 1st Lusophonic Spirits / Spiritualist Film Festival em Londres, evento realizado na conceituadíssima Queen Mary University of London. Participação Especial de Dora Incontri.

Filmado em Lyon e Paris na França e Yverdon na Suíça.



 




- 2000/2001, Seu Agripino, o guardador de sonhos ,

Documentário poético – 30’.00. 
Direção, fotografia e montagem de Edson Audi.



Seu Agripino é um personagem maravilhoso. Ele fabrica e compõe suas músicas em uma viola de coxo. Um ser apaixonado e apaixonante pelo que faz, nos fala de sua vida, de seus sonhos, de Corumbá, do Pantanal, política, religião... Realizar este filme e conhecer Seu Agripino foi emocionante e me sensibilizou profundamente. Foi Lançado com muito sucesso em Paris e Berlim. Nas noites de lançamento em Paris e em Berlim, após projeção do filme, a festa era pantaneira, embalada pelas melodias do trio Paulo Simões, Rodrigo Sater e Marcelo Loureiro. Uma presença importante em Paris foi a de Georges Moutaki, conhecidíssimo cantor e compositor francês. Parceiro de Edith Piaff, para ela criou o grande sucesso Milord entre outros. 



A trilha do filme foi composta por Rodrigo Sater. Filmado em Corumbá no Pantanal do MS.







 TeleVisão    


- 1981/1982 TV Morena (Globo/MS) – programa Recado e criação do MS Rural.

 

- 1983/1988 TF1 France, (interprogramas). Paris


- 1989/1994, diretor de programas na TV Manchete* (veja tópico abaixo) - Rio de Janeiro


1995, TVE/MS, Reformatação e direção do programa Som do Mato. Pela primeira vez um programa de TV realizado no MS em rede nacional na TVE e na TV Cultura. Campo Grande, MS.


- 1995 – SNT/TVE Paraguay, Especial Maneco Galeano. Assunção, Paraguai.
 

-1999 GLOBOSAT/French Connection: Revista Europa (GNT/NET) - Paris
 

- 2005/2010 Diretor de crônicas para o programa Cantos Gerais com Arrigo Barnabé e José Celso Martinez para o Canal Brasil (GloboSat). São Paulo


- 2007/2008 Diretor - Programa Sessão Tesouros Brasileiros com Zezé Motta para o Canal Brasil (GloboSat). São Paulo

 Programas TV Manchete - Rio de Janeiro  

Cinemania (com Wilson Cunha e Tania Rodrigues), Ele e Ela (com Leila Richers e Miele), C&A Shop Show (com Luciana Vendramini, Flavia Monteiro), Programa de Domingo (no meu período: Carolina Ferraz, Paulo Alceu, Miriam Leitão, Leilane Neubarth, (Alice Maria é quem comandava o jornalismo), enfim... a lista é enorme) alguns Especiais. como os telefilmes: Sabor de Fantasia (roteiro de Marcio Tavolari) e Era uma vez (Katia D'Angelo, Baby Consuelo, Victor Biglione,...). Foram belas e ousadas experiências sob a Direção Artística de Jayme Monjardim. A maneira de olhar e fazer TV no Brasil mudou para sempre. Quantos aos anos em que lá trabalhei não estou muito certo. Em seguida voltei para a Europa e a independência (digital) chegou com o Amiga 2000, 3000, 4000, VlabMotion, etc...

 

- No Ele e Ela um momento especial, a ultima entrevista de Cazuza, ao lado de Angela Rô Rô, foi neste programa. 

 

 

- Barão Vermelho - programa C&A Shop Show - http://youtu.be/Y_b7ALhsHx